Compliance: sua empresa está preparada?

A complexidade do cenário empresarial está crescendo significativamente por conta de uma série de atualizações nas legislações. O ambiente regulatório segue em constante mudança e cada vez mais complexo, tornando um desafio para empresas cumprirem  as diferentes exigências legais.

Um dos termos que veio fazer parte recentemente das organizações é o compliance que não é nada mais do que estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Portanto, manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles ligados ao seu próprio controle interno.

Além de manter as informações seguras e os negócios sempre funcionando, as organizações precisam mostrar e comprovar para o mercado que estão adotando as boas práticas. Por conta de casos de problemas legais e de auditoria por grandes empresas nacionais e internacionais em um passado recente, os órgãos governamentais estão cada vez mais atentos às práticas das empresas. A própria Controladoria Geral da União tem feito eventos e materiais sobre o tema visando aumentar o número de empresas que adotam as práticas de compliance e anti-corrupção.

Ao final, para as empresas  estar em conformidade com os padrões existentes atualmente, faz com que as organizações se destaquem e recebam o reconhecimento do mercado. Além da vantagem competitiva, têm como benefícios descontos em linhas de crédito, valorização da organização, melhor retorno dos investimento, entre outros.

E qual o impacto de tecnologia, ERP e infraestrutura nesse caso? Um dos principais pilares das práticas de compliance termina por ser controle e mapeamento de processos visando transparência e não corrupção. Dessa forma, sistemas operando de forma impecável, dados armazenados, geração de relatórios são apenas alguns itens que contribuem par a gestão da empresa de forma adequada a esse cenário.

Dessa forma, para a área de TI das organizações ser capaz de olhar de uma forma ampla nos processos e na infraestrutura tecnológica que mantém a empresa operando sob conformidade, é necessário contar com parceiro confiável e experiente. Nesse contexto, a InfraDB procura garantir o mais alto nível de satisfação do seu cliente, procurando atendê-los em todas as suas necessidades.

Se precisar de ajuda para os desafios de TI de sua organização, peça uma análise gratuita para a equipe InfraDB e converse com nossos especialistas!