Conheça mais sobre o eSocial e como isso influencia seu ERP

O eSocial é um projeto do governo federal que tem como objetivo unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Envolvendo desde empregado doméstico até as grandes empresas, o impacto para os profissionais está principalmente no entendimento de toda a legislação aplicável, mobilização das equipes dedicadas ao projeto, normalização e qualidade das informações relevantes. Para maiores informações sobre adoção desse projeto, pode-se acessar o portal do governo aqui (http://www.esocial.gov.br/conheca.aspx)

 

Grandes sistemas de ERP como a Totvs vem trabalhando para se atualizar e atender plenamente seus clientes para operarem dentro do eSocial. Além disso eles também tem fornecido informações para garantir suporte nesse processo de mudança, como a liberação cadastral na web, entre outras informações necessárias.

 

Um dos pontos que vai ser importantes nesse processo de transição para quem possui plataforma Totvs é a qualificação. A qualificação web ficará disponível para utilização do seguinte cronograma:

 

31/08/2015: empregadores/empregadores domésticos

01/02/2015: demais obrigados ao eSocial

 

Tal qualificação está contemplando o módulo web o qual se destina a efetuar a qualificação web, considerando para tanto grupos de 10 colaboradores a cada analise. Essa é uma fase inicial.

 

Já para a qualificação em Lote, que será utilizada pelos grandes Empregadores e usuários de ERP, a estimativa é que em meados de Janeiro/2016 seja disponibilizado o teste desta funcionalidade.

 

Para atender ao Layout 2.1 do eSocial, a TOTVS irá seguir o seguinte cronograma para a atualização da suas linhas de produto (saneamento cadastral):

 

PROTHEUS

  • Versão 11 – já disponibilizada no portal do cliente
  • Versão 12 – já disponibilizada no portal do cliente

 

LOGIX

  • Release 12.1.6 – mídia já disponibilizada no portal do cliente

 

DATASUL

  • Release 12.1.6 – mídia já disponibilizada no portal do cliente
  • Release 12.1.7 – previsão de disponibilização em outubro/15

RM

  • Release 12.1.8 – Carga Inicial XML / Saneamento de dados cadastrais disponível a partir de  04/12/2015
  • Release 11.82.42 – Carga Inicial XML / Saneamento de dados cadastrais  / Validador de base disponível a partir de  30/12/2015
  • Release 11.83 – Carga Inicial XML / Saneamento de dados cadastrais / Validador de base disponível a partir de  18/12/2015
  • Observação: as versões 11.82 e 11.83 não contemplarão o trabalhador domiciliado no exterior, somente na versão 12

É importante lembrar que nesse processo de adaptação as empresas não devem se atentar somente às questões de sistema e atualização de ERP. Os gestores de TI devem garantir que sua infraestrutura de tecnlogia esteja preparada para receber as atualizações e começar a operar dentro dos parâmetros solicitados pelo eSocial.

Dessa forma, é imprescindível contar com diagnóstico de infraestrura, análise de banco de dados, entre outras atividades, para que todo o ecossistema de TI funcione adequadamente. Para isso, é importante ter parceiros de tecnologia com experiência de mercado, como a InfraDB, que poderão auxiliar sua empresa na adoção do eSocial nas suas operações.