ERP: o que é isso?

Muito se fala sobre o ambiente Totvs e Protheus e a sigla ERP mas o fato é que muitas pessoas desconhecem o significado exato da sigla, sua origem ou maiores detalhes. O mais comum é se associar a plataforma às atividades não dissociando o conceito do software.

ERP (originalmente em inglês Enterprise Resource Planning) consiste em um sistema para integração de todos os processos e dados de uma empresa em uma único repositório, ou seja, um software capaz de enxergar a empresa de forma tanto funcional (ex: as áreas de marketing, vendas, RH, contabilidade etc.) como em sua operação (ex: transações, relatórios, logística etc.)

Com a automação e armazenamento das informações de um negócio é possível se ter um controle total do que acontece em toda a organização. É como imaginar o cérebro humano responsável por garantir que todo seu corpo consiga atuar de forma coordenada, interagindo com os órgãos de forma correta e fazendo com que eles atuem da maneira necessária para garantir que sua vida transcorra adequadamente.

Para muitas empresas atualmente é praticamente impensável imaginar-se sem seu sistema de ERP atuando já que essas plataformas são responsáveis por fazer com que as atividades de ponta a ponta ocorram. Em negócios que envolvem comércio ou operações eletrônica então, esse tipo de tecnologia se torna imprescindível para garantir que os negócios ocorram e sejam conduzidos.

Empresas como a Totvs são especialistas nesse tipo de tecnologia: ao longo de sua existência aprimoraram esses sistemas e adquiriram empresas que fabricavam versões diversas de ERP no mercado. Com isso conseguiram criar uma plataforma robusta e capaz de atender às diversas necessidades de negócio aliadas à expertise e porte que permitem com que essa empresa possa oferecer sistemas adequados às necessidades de cada perfil de organização.

 

ERP
ERP