Lentidão e travamento: evite com manutenção preventiva!

Cuidar da infraestrutura de TI para garantir funcionamento do ERP e todos seus bancos de dados é algo que todo profissional de tecnologia sabe. Porém, no dia a dia, por ser uma área muito demandada da empresa, a área pode acabar deixando sua operação no famoso “piloto automático” e sofrendo algumas consequências complicadas em suas operações.

É muito comum que, em picos de atividades como épocas de lançamento de PCO  (Planejamento e Controle Orçamentário) no Protheus, as áreas sofram com lentidão e travamento de seus ERP Totvs. Operações como estoque, compras e financeiro se vêem às voltas com dificuldades de executar suas tarefas de dia a dia pois os bancos de dados, sobrecarregados, não permitem que o sistema funcione de forma satisfatória.

Por conta disso começam a surgir uma série de aberturas de chamados, emergências e reuniões com os profissionais de TI da empresa em busca de soluções rápidas ou, ao menos, paliativos que permitam que as áreas consigam realizar minimamente suas atividades.

Como se tratam de atividades fim para a empresa como as operações financeiras, de emissão de notas, entre outras atividades vitais, a área de TI se vê na obrigação de parar seus demais projetos e atividades para tentar solucionar essas questões.

Em alguns casos mapeia-se relativamente rápido algum ponto que deve ser corrigido como, por exemplo, ajuste em um banco de dados Oracle que está apresentando performance ruim ou revisão de algo no banco de dados que está impedindo o sistema de processar atividades como inclusões, alterações e exclusões nas rotinas de sistema.

Há, porém, situações nas quais o time de TI dedica-se a buscar uma solução e sofre por não conseguir encontrar um único ponto de ajuste mas sim uma série de pontos que foram negligenciados ou não devidamente cuidados e que, ao final, geram todo esse prejuízo à operação do ERP Totvs.

Para evitar esse tipo de desgaste para o time de tecnologia, bem como as operações da empresa transcorrendo perfeitamente independente se há pico ou não de trabalho, é imprescindível contar com ajuda profissional adequada. A InfraDB atua com monitoramento 24×7 que garante cuidado e análise da estrutura de TI de seus clientes diariamente entendendo o que deve ser melhorado, ajustado ou corrigido antes que haja algum tipo de pane, o Protheus torne-se lento ou trave.