Por que é importante cuidar de sua infraestrutura de TI?

Pode parecer clichê mas é sabido que hoje é praticamente impossível operar um negócio sem auxílio de tecnologia. Seja pelo viés do software ou hardware o fato é que as ferramentas são utilizadas para garantir a operação do dia a dia da empresa.

A infraestrutura de TI de uma empresa deve ser planejada de acordo com as necessidades de cada empresa e, a partir do momento de sua implantação, ser constantemente monitorada para ações preventivas e manutenção. Esses cuidados evitam problemas futuros que possam fazer com que algum contratempo tecnológico impacte negativamente os negócios.

Empresas que contam com softwares de ERP como Totvs, Protheus, entre outros, devem ter um cuidado redobrado em termos de estrutura. Essas plataformas são muito úteis aos negócios porém, para seu funcionamento pleno, devem contar com uma infraestrutura tecnológica que comporte seu uso ou acabarão gerando mais paradas de operação e custos de reparo maiores do que se fosse realizado um serviço de monitoramento e manutenção.

Criar a cultura de um ambiente de TI com planejamento e manutenção frequentes traz ao negócio e ao gestor de tecnologia da empresa uma série de benefícios como:

  • Planejamento e previsão de eventuais investimentos na infraestrutura, evitando gastos inesperados;
  • Dimensionamento de mão de obra, tempo de dedicação da equipe de TI e qualificação necessária da mesma;
  • Mais tempo para o gestor de TI realizar atividades estratégicas do que operacionais;
  • Confiança do empreendedor ou altos executivos da empresa na estrutura tecnológica por encontrarem um ambiente com planejamento e manutenção constante.
  • Redução de custos por incidentes ou emergências.

O gestor de tecnologia da empresa não precisa necessariamente deslocar colaboradores de sua equipe ou investimentos proibitivos para realizar esse trabalho de monitoramento, manutenção e prevenção em seu parque tecnológico. Há hoje empresas, como a InfraDB, que contam com serviços de monitoramento em seu portflólio de produtos e que podem ser adequados às necessidades de cada tipo de negócio de acordo com suas necessidades específicas.