Problemas de lentidão no ERP Protheus

Para empresas, garantir que seu sistema integrado de gestão (ERP) se mantenha ágil e operacional é imprescindível para execução de suas atividades contábeis recorrentes. Organizações de inúmeros portes, desde micro, médias passando a grandes conglomerados, dependem diariamente destes sistemas para garantir que suas operações transcorram adequadamente.

Quando se fala em ERP observa-se em especial na América Latina o uso massivo do Protheus ® (versões 10 e 11 e, em breve, Protheus 12), desenvolvido pela empresa  Totvs ® (ex- Microsiga ) que lidera nacionalmente esse mercado e considerado atualmente um dos maiores ERPs do mundo. A grande vantagem desta plataforma em relação à concorrência é sua capacidade de adaptação às necessidades de cada perfil de cliente. Por ser um sistema personalizável, o cliente compra sua licença e, com a ajuda de um desenvolvedor capacitado, adapta da maneira que fizer sentido para seu negócio.

Infelizmente não é raro que empresas que o utilizem com o tempo passem a encontrar problemas como lentidão, travamentos, erros, fechamentos, baixo desempenho, entre outros nas operações do dia a dia, em especial quando a demanda e número de usuários se eleva. Muitas empresas precisam da plataforma para atividades corriqueiras como a geração de SPED fiscal (processo de escrituração digital da Receita Federal) e, com sistema lento ou travando, o que levaria minutos pode levar horas ou até dias para ser gerado, praticamente impossibilitando a operação contábil da empresa.

A degradação de performance do Protheus é tão comum quanto encontrar empresas acionando órgãos e sites de direitos de consumidor como “Reclame Aqui!” questionando a Totvs  ou seus respectivos consultores por não estarem conseguindo operar, impedindo geração de SPED e causando prejuízos irreparáveis.

Há de se atentar, porém, que raramente trata-se de um problema do sistema em si e sim de uma incapacidade de atendimento gerada por um dimensionamento ou configuração equivocadas de infraestrutura. De hardware (memória, processamento, rede) a software (“lock” do banco de dados, balanceamento de carga – load balance – entre vários servidores, duplicação de chaves e registros), vários podem ser os motivos para tornar um sistema elaborado para facilitar a operação em grande vilão da história.

Dada a complexidade de um sistema de ERP é normalmente necessário para empresas de qualquer porte contar além de seu time interno de TI, com uma consultoria certificada em infraestrutura ERP para auxiliá-las de forma ágil quando problemas aparecem.

Consultorias como a InfraDB, com ampla experiência de mercado e conhecimento profundo da plataforma Protheus, ajudam as empresas no processo de diagnóstico e manutenção em infraestrutura de TI e banco de dados de sistemas ERP como o Protheus e bancos de dados SQL, Oracle, DB2. Com 15 anos de mercado, mais de 30 terabytes de gerenciamento de DBs de clientes e mais de 1.500 atendimentos realizados anualmente, a empresa conta hoje com tecnologia de monitoramento remoto pró-ativo, tomando ações preventivas e evitando problemas de desempenho nos ERPs de seus clientes antes mesmo que aconteçam.

Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de sua estrutura gratuitamente por um de nossos especialistas . Não importa o porte ou necessidade de sua empresa, a InfraDB tem a solução para seu negócio e que cabe em seu orçamento!