Protheus 12: sua infraestrutura está preparada?

Quando se fala de uma virada de versão no software de ERP da Totvs, inicialmente se leva em conta os ganhos em termos de evolução, melhorias de sistema, avanços tecnológicos, correções de bugs etc.  Realmente em um primeiro momento a atualização parece uma solução acertada e que deve ser tomada rapidamente.

Porém, é importante que os responsáveis por tecnologia façam algumas ponderações ao adotar um upgrade de versão do Protheus 12.  Embora as atualizações venham, em geral, em formato incremental, isto é, em pacotes parciais que o cliente vai instalando para sua segurança, é importante lembrar que – de qualquer maneira – trata-se de uma outra versão do sistema.

Um ponto que é frequentemente esquecido acaba sendo a infraestrutura de TI. Em geral as empresas acreditam que será necessário apenas alterar a versão do sistema e não se dão conta que as “viradas de versão” também impactam bancos de dados, hardware, entre outros pontos vitais da área de tecnologia.

Alguns dos principais pontos que acabam sendo esquecidos nesse processo e podem gerar contratempos futuros são:

 

 

  • O que mudou na estrutura do Protheus 12 ? É necessário upgrade ou troca de equipamento ?
  • Quais testes devem ser feitos, tanto em rotinas quanto para performance para que a migração seja executada com sucesso ?
  • Qual é a montagem adequada dos ambientes de desenvolvimento e homologação?
  • Quais são os procedimentos de tuning antes e após a migração?

 

Sabemos que são muitos pontos envolvidos e que, para os profissionais de TI nem sempre é possível contemplar todos esses aspectos na gestão de atualização do Protheus 12. Por isso é importante contar com um parceiro de tecnologia que conheça ERP Totvs e infraestrutura a fundo e que,  de forma estratégica e otimizando a verba ou até reduzindo investimentos,  seja capaz de ajudar nesse momento de upgrade.

 

A InfraDB tem como base mais de 500 cases de sucesso em implementações e migrações de ambientes de infraestrutura Totvs Protheus, temos o conhecimento necessário para ajudar a sua empresa a garantir uma migração tranquila seja qual for o porte da empresa.